segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Consequências do degelo

Subida do nível das águas do mar, a qual levará à devastação dos habitats das zonas ribeirinhas (o que provocará a extinção fatal de algumas espécies), a inundação irremediável  das zonas litorais e a destruição de infra-estruturas. Muitas cidades localizadas no litoral podem vir a desaparecer (Lisboa, uma típica cidade ribeirinha, corre o mesmo risco), bem como as plantações que aí se localizam (várias plantações de arroz têm sido consecutivamente destruídas no Bangladesh devido à invasão de água salgada).

- Extinção de algumas espécies, tal como os ursos polares que morrem afogados por não encontrarem gelo na imensidão que é o Oceano.


- Alteração das correntes marítimas, devido à diminuição da salinidade das águas oceânicas. Normalmente, existe um equilíbrio entre as correntes do Atlântico Norte e as do Atlântico Sul, mas este será interrompido, o que levará à transformação de regiões como o Reino Unido e o norte dos continentes europeu e asiático em zonas geladas. As alterações climáticas poderão vir a ser, portanto, umas das consequências com maior impacto.
Fontes:
http://idadedodegelo.blogs.sapo.pt/2863.html

Sem comentários:

Enviar um comentário