sábado, 30 de abril de 2011

Recursos geológicos

    Os recursos geológicos são todos os bens de natureza geológica, existentes na crusta terrestre, passíveis de serem utilizados pelo Homem. Constituem a fonte de matérias-primas a partir das quais, direta ou indiretamente, são fabricados os mais diversos produtos usados no quotidiano.

Os recursos naturais podem ser classificados em:
  • recursos energéticos (combustíveis fósseis, energia solar, energia geotérmica, energia hidroelétrica, energia eólica, energia nuclear);
  • recursos minerais (metálicos e não metálicos);
  • recursos hidrogeológicos.


Reflexão: Apesar de não termos a noção disso, a maior parte das coisas que usamos diariamente e materiais que utilizamos no dia à dia, são feitos a partir de resursos geológicos.


quinta-feira, 28 de abril de 2011

Visita de Estudo

Nos dias 30 e 31 de Março, tivemos a oportunidade de visitar alguns locais de grande importância geológica.
     No primeiro dia, paramos no Cabo do Carvoeiro, em Peniche, onde podemos observar rochas sedimentares.
   
    No segundo dia paramos no Farol da Guia (Peniche) , que se localiza-se junto à estrada Cascais-Cabo Raso, numa zona de fácil acessibilidade.
    Neste local podem ser identificados alguns aspectos geológicos que resultam da erosão marinha actual (avanço do mar com destruição das arribas).












   
  Paramos também na Praia do Guincho. Neste local pode ser observada uma dobra em sinclinal (inferida pela diferença de atitude das camadas do lado norte e sul da praia) e dunas móveis.















Reflexão - A visita de estudo foi muito divertida e conseguimos aprender ao mesmo tempo. A geologia é muito mais interessante observada ao vivo que nos livros.

Documento de apoio à visita de estudo, realizado pelo professor